Próxima eleição com ainda mais representatividade
22/09/2022 |
Avançamos muitos passos para a diversidade do CAU!
No dia 02/09/22 foi aprovado, no plenário do CAU/BR, o novo Regimento Eleitoral.
A partir da próxima eleição será obrigatória as cotas de representatividade na composição das chapas que disputam as vagas a conselheiras e conselheiros estaduais e federais do CAU/BR e CAUs/UF.
Considerando os critérios estabelecidos nas COTAS DE REPRESENTATIVIDADE, deverá ser garantida a representação no primeiro terço das vagas titulares, que será feita em livre escolha de cada estado para garantir a presença de mulheres(I), pessoas pardas, pretas ou indígenas(II), pessoas LGBTQIA+(III), pessoas com deficiência (PCD)(IV), pessoas com até 10 anos de formação(V); pessoas com formação e/ou atuação no interior do estado (VI) .
“Desde que o CAU apresentou o Primeiro Diagnóstico de Gênero (2019) esse tema começou a fazer parte de debates. Nas últimas eleições do conselho (2020) vimos o surgimento de chapas plurais ou 100% femininas que traziam essa pauta. Fruto de muito trabalho e incentivo, mas ainda com uma tímida crescente participação feminina” diz Camila Leal @camis.lealc, coordenadora adjunta da Comissão de Raça, Equidade e Diversidade (CTRED), comissão que encabeçou a proposta junto com outras comissões de Gênero e Diversidade dos CAU/UF.
Essa proposta é uma reflexão conjunta e elaborada a muitas mãos, com objetivo que os plenários dos CAU/UF e CAU/BR representem a diversidade de nossas e nossos profissionais.
Acesse: COTAS DE REPRESENTATIVIDADE-1